Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



PIZZA HUT

A Pizza Hut surgiu da união entre a cozinha italiana, presente nos Estados Unidos com a chegada dos imigrantes na virada do século, e o espírito empreendedor de dois jovens americanos. O sucesso não poderia ter sido maior. O negócio, que começou com recursos mínimos, se transformou na maior cadeia de pizzarias do mundo. Os bons resultados dessa empresa americana se devem a um trabalho consistente, que vem sendo realizado ano após ano. Além de ser referência do setor, a Pizza Hut é a principal responsável por disseminar a pizza por quase todo o planeta. A trajetória da empresa apenas confirma a simpatia que conquistou junto ao público, graças ao sabor de seus produtos e à eficiência no atendimento.

A história de sucesso da pizzaria começou no final da II Guerra Mundial. Os soldados americanos provaram e aprovaram o prato no front de batalha e levaram para casa a disposição de comer mais e mais fatias. Ao final do conflito, os imigrantes italianos aproveitaram para abrir várias pizzarias nos Estados Unidos. Foi em 1958 que, incentivados por um amigo da família, os irmãos Frank e Dan Carney, do Kansas, resolveram entrar no negócio.

Porém, eles tinham dois grandes problemas: não possuíam dinheiro suficiente para iniciar o negócio e nunca haviam trabalhado com pizza, comida pouco comum nos EUA da década de 50. Por essa razão, pegaram US$ 500 emprestados de sua mãe e foram em frente com o projeto. Compraram equipamentos de segunda mão e por fim contrataram John Bender que já havia trabalhado em uma pizzaria de Indiana e, graças à experiência e as receitas dele, puderam começar. Em 15 de junho de 1958, o primeiro restaurante Pizza Hut foi aberto na cidade de Wichita, estado do Kansas.

A primeira loja foi aberta em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço para somente 8 letras. A mulher de Dan, então, sugeriu a palavra “Hut” (cabana em inglês). O local tinha capacidade para apenas 25 pessoas sentadas. A segunda loja dos irmãos Frank e Dan foi aberta cinco meses depois. Ao completar um ano já possuíam 3 lojas e inauguraram a primeira franquia em Topeka, também no estado do Kansas. Após montar a estratégia das lojas com permissão de franquias, a rede chegou a abrir uma loja por dia, no pico da expansão.

A marca ganhou reconhecimento nacional quando sua primeira campanha publicitária, chamada “Putt Putt to Pizza Hut”, estreou na televisão americana em 1965 com um jingle que se tornou famoso. Nos anos seguintes a empresa lançou inúmeras campanhas publicitárias famosas que consagraram slogans, não somente nos Estados Unidos como em diversos países do mundo.

Em 1968 a Pizza Hut ingressou no mercado internacional, com a abertura da primeira loja no Canadá. No ano seguinte um milhão de pessoas comiam a cada semana nas 310 lojas da rede. Foi nesta época, em 1969, que o telhado de todas as lojas adotou a cor vermelha. A partir desse momento, o símbolo mais distinto da Pizza Hut seria o característico teto pintado em vermelho, parecido com um chapéu, presente também no logotipo da empresa. Ainda em 1969, a empresa abriu restaurantes na Austrália, México e Alemanha.

Muitas sugestões e mudanças foram sendo implementadas à receita inicial das pizzas para formar o prato desejado. Todos os produtos foram desenvolvidos e adaptados para atender as necessidades dos clientes de diferentes países. Em 1970, a empresa investiu na ampliação do cardápio. Sanduíches foram adicionados ao cardápio básico que continha pizzas, saladas, cerveja e refrigerantes.

Em 1972 se tornou a pizzaria número 1 no mundo, em vendas e quantidade de lojas. Iniciando um forte processo de expansão internacional, também lançou suas ações na bolsa de New York. Quatro anos depois os restaurantes internacionais totalizavam 100 unidades. Em 1977 foi realizada a fusão da companhia Pizza Hut Inc. e Pepsi Company, num negócio de US$ 1,2 bilhões.

Em 1983 foi lançada a pizza individual (Personal Pan Pizza - PPP). Com essa pizza, a rede difundiu um conceito de produto diferenciado: uma alternativa de almoço rápido a um preço acessível. Com o novo produto a rede dobrou o movimento de pessoas no horário de almoço. Já em 1985, foi implantado o serviço de entrega em domicílio (delivery), oferecendo aos clientes a conveniência de saborear a pizza mais famosa do mundo em casa ou no trabalho.

Em 1989, a Pizza Hut estava presente em 54 países, alcançando a marca de 1000 restaurantes no exterior. Nesse mesmo ano, um fato indicou a imensa popularidade da empresa: Bárbara Bush, então primeira dama americana, encomendou pizzas para serem entregues na Casa Branca. No ano seguinte outra demonstração de força e prestígio: a empresa entregou durante o Super Bowl (final do futebol americano e evento de maior audiência do país) mais de 1,3 milhões de pizzas, uma média de 7 mil pedaços por minuto.

No Brasil, a primeira loja da rede foi aberta em São Paulo, na cidade de Santo André, em 1989. A expansão logo foi desencadeada e em menos de três anos já haviam 15 unidades no país. Por causa da Pizza Hut, o brasileiro criou o hábito de comer pizza na hora do almoço. Em 1993 foi aberta a loja de número 10.000 da rede e, para comemorar, ninguém menos do que Pelé chutou uma bola em frente à porta da loja, que ficava em São Paulo. Um fato curioso é que apesar de estar presente em quase todo o mundo, a Pizza Hut nunca ousou entrar no mercado italiano. No mesmo ano as caixas de entrega das pizzas foram reformuladas, visando a preservação ambiental, para salvar 275.000 árvores por ano. Outro acontecimento marcou a história da empresa no ano de 1993: a pedido do exército americano, a Pizza Hut fez a entrega mais rápida e longínqua da história: 600 pizzas de pepperoni entregues num vôo de 24 horas entre a base aérea de Dover nos Estados Unidos e a base de Mogadishu na Somália.

Em 1998 a Pizza Hut celebrou 40 anos de história e lançou seu novo posicionamento mundial: “The best pizzas under one roof” (As melhores pizzas sob o mesmo telhado). No mesmo ano, modernizou o seu logotipo e começou a renovar a imagem interna e externa dos seus restaurantes. Até 1997, a Yum! Brands Inc. era uma divisão da Pepsi Company responsável pela operação de 3 marcas: Pizza Hut, Taco Bell e KFC. A partir de Outubro de 2002, a Yum! Brands passou a ser independente e se tornou a controladora da rede Pizza Hut.

Em 2005 a rede inovou ao inaugurar um novo conceito de loja chamado Pizza Hut Italian Bistro, um restaurante que além de vender as tradicionais pizzas, também comercializa pratos de massas e sanduíches. Atualmente este tipo de restaurante possui 100 lojas nos Estados Unidos. Além do formato tradicional de restaurantes, a rede atende através de pequenas unidades chamadas Pizza Hut Express, apresentando uma versão reduzida do cardápio. As lojas Express são encontradas em shoppings, aeroportos, lojas de departamento, hotéis, cafeterias, postos de gasolina, cinemas e outros locais.

O conceito dos restaurantes da Pizza Hut busca se diferenciar do de restaurantes de “fast food”, acreditando oferecer comida de alta qualidade, sempre fresca e a um preço justo para cada cliente, todos os dias. Todos os funcionários da rede são treinados para manter o alto padrão de qualidade dos produtos e serviços e são avaliados constantemente. Para isso, a empresa utiliza o CHAMPS (Casa limpa, Hospitalidade, Acerto, Manutenção, Produto, Serviço) que não só é um programa de avaliação, mas também uma cultura que abrange a todos (empresa, franqueados e atendentes) que prezam pela satisfação de cada cliente.

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