Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!

O IEPES utiliza diversas técnicas de pesquisa, entre as quais se destacam:

Pesquisas quantitativas

Pesquisas qualitativas

Outros tipos de pesquisas


Pesquisa Quantitativa Convencional - Survey. É feita através da aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do universo a ser investigado. As entrevistas são realizadas nos domicílios dos entrevistados ou em pontos de fluxo, através de um contato pessoal presencial.

Pesquisa por Telefone. Pesquisa quantitativa por intermédio de telefone com a aplicação de questionários, assistida por computador (CAPI/CATI)

Pesquisa On-line. Pesquisa quantitativa que utiliza meios eletrônicos (coletores de dados), tornando mais rápida a obtenção dos resultados.

Pesquisa Ônibus. Pesquisa quantitativa em que as perguntas do questionário são divididas por cotas, agrupando vários parceiros em cada edição do levantamento junto a uma amostra representativa do universo populacional investigado.

Pesquisa em Fontes Secundárias: Pesquisa feita a partir de dados quantitativos já coletados anteriormente por outras instituições, abrangendo a escolha das fontes, a seleção e coleta das informações, a compatibilização dos dados de diferentes fontes e a realização de cálculos para a produção de estimativas.