Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

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ORANGE COUNTY CHOPPERS

O reality show American Chopper transformou a pequena oficina de motos do empresário Paul Teutul em um negócio capaz de gerar US$ 40 milhões por ano. A marca Orange County Choppers, aliada à imagem do programa, não vende apenas motos especiais, mas também camisetas, bonés, brinquedos, óculos, canecas de cerveja, DVDs, jogos eletrônicos, perfumes e até bonecos de seus protagonistas, pacatos habitantes de uma cidadezinha interiorana no estado de Nova York. Hoje a empresa é uma das mais importantes fabricantes de motos customizadas do mundo.

O conceito de moto chopper (motos personalizadas), originado nos EUA, foi disseminado mundo afora através do filme "Easy Rider" (Sem Destino), lançado em 1969, em que os atores Peter Fonda e Denis Hopper interpretam os dois motociclistas que viajam pela América sobre suas incríveis motos. As motos do filme Easy Rider, que tinham nome (chamavam-se: Capitão América e Billy Bike), talvez sejam até hoje as "Choppers" mais famosas do mundo todo. Outro filme famoso da época que trazia as motocicletas choppers em destaque foi "O Selvagem", interpretado pelo galã Marlon Brando. Com suas motos potentes, os astros de Hollywood inspiraram muitos jovens nas décadas de 60 e 70.

Foi nesse contexto, da febre das motocicletas choppers dos filmes hollywoodianos, que o americano Paul Teutul teve o seu amor pelas máquinas de duas rodas despertado. Porém, a origem dos negócios da família Teutul foi outra. Na década de 70, Paul Teutul iniciou, em Montgomery, Nova York, uma empresa de montagem de estruturas de aço chamada Orange County Ironworks (OCI). Na época, o endereço da firma era a caçamba da camionete de Teutul e fazia desde escadas de prédios a carrocerias de carro. Ao mesmo tempo em que a Orange County Ironworks ia prosperando, o empresário ia desenvolvendo a idéia de usar sua paixão pelas motos para criar um novo negócio.

Foi o sucesso da pioneira OCI que permitiu a Paul desenvolver o sonho de montar motocicletas, nas horas de folga, com a ajuda do seu filho, Paul Jr. Com apenas 12 anos, Paul Jr. passava a maior parte das férias escolares na empresa do pai, aprendendo tudo sobre a utilização de aço, que seria usado mais tarde para a montagem das motocicletas. Quando ainda cursava o ginásio, participou do programa de Serviço Educacional Cooperativo, aperfeiçoando sua habilidade de montagem. Logo após graduar-se, foi trabalhar para o pai na Orange County Ironworks, tornando-se chefe da sessão de trilhos e grades.

Em 1999, já com três fábricas próprias, o empresário Paul Teutul resolveu transformar seu hobby - a montagem de motos "chopper" - numa nova companhia: a OCC (Orange County Choppers). Foi aí que entrou em cena o talento de Paul Jr., que deixou a OCI para ser chefe de design e fabricação da recém-nascida companhia.

A Orange County Choppers deu o passo inicial no mundo das máquinas personalizadas no festival de motos de Daytona, o "Biketoberfest", em 1999, com a apresentação da moto "True Blue", fabricada no porão da casa da família. A criação do time, formado por pai e filho, causou um grande interesse nos consumidores. Outras motos temáticas foram surgindo em seguida, como a moto aranha, a "Spider Bike", comprada pelo músico Wyclef Jean, do The Fugees.

Foi em 2001 que o Brasil deu início a uma febre que já tomava conta de outras emissoras de TV internacionais, os famosos "reality shows". Devido ao grande sucesso dos programas de motocicletas do "Discovery Channel" e do "Monster Garage", Sean Gallagher, diretor de desenvolvimento do "Discovery", tinha a intenção de expandir este gênero com um tipo diferente de "reality show", que retratasse um fabricante de motos com excelente design e talento. Na busca por fabricantes de motocicletas, o diretor do Discovery Channel encontrou o site da OCC.

A família Teutul tinha o talento na fabricação de motocicletas sob encomenda. A partir de uma lista de mais de 20 lojas de motos que tinha em consideração, o relacionamento entre um pai e seu filho, trabalhando juntos em um negócio familiar de sucesso, atraiu o interesse do produtor e a OCC foi escolhida para fazer o programa. Em setembro de 2002, foi ao ar o primeiro capítulo da série American Chopper, no canal por assinatura "People Arts", da BBC e "Discovery Networks", voltado ao gênero estilo de vida.

A idéia inicial do programa era focalizar na criação e na montagem das motocicletas, que quase foi deixada em segundo plano quando se observou o que estava acontecendo na tela da televisão. Os membros da família possuíam um intenso relacionamento e isso saltou aos olhos dos diretores do reality show. O American Chopper passou a ser menos sobre as motos e mais sobre a dinâmica por trás da fabricação delas. Na relação entre Paul Teutul e Paul Jr., seus estilos de trabalho são contrastantes, mas nota-se uma série interessante de "conversas" entre pai e filho, enquanto se esforçam para cumprir, com prazos de entrega aparentemente impossíveis de realizar, um trabalho de alta qualidade que represente a OCC.

A grande sacada dos Teutul foi explorar o patriotismo americano em um momento delicado de sua história. O programa de TV, que não à toa leva um "American" no início do nome, deslanchou quando Paul Jr. inventou uma moto para homenagear os bombeiros mortos no 11 de Setembro. Depois, veio um modelo para os soldados que lutavam no Afeganistão e outro chamado Air Force One (como o avião presidencial dos EUA). Não por acaso, no escritório da empresa foi colocada uma placa enviada pelo Pentágono, com os dizeres: "Orange County Choppers - True American Heroes" ("Verdadeiros Heróis Americanos").

A tensão entre os membros do programa e a fascinação do público pelas super máquinas garantiram a audiência do American Chopper. Aproveitando o sucesso, Paul Teutul fez o que quase todos os astros da mídia dos EUA vinham fazendo: emprestou sua imagem para produtos. Daí, surgiram as motos em miniatura, fabricadas pela Matchbox, e até mesmo a colônia pós-barba. A série estabeleceu uma conexão com os telespectadores porque a família Teutul representava o verdadeiro herói da classe trabalhadora americana: vieram do nada, montaram a loja e estão na TV. Além de Paul Teutul e Paul Jr., Michael Teutul (o "Mikey") também é destaque no enredo do programa.

Impulsionada pelo sucesso na televisão a empresa começou a se destacar mundialmente como referência na fabricação de motos choppers. Em 2002, a OCC foi reconhecida pela revista "American Iron Magazine" como uma das 12 melhores montadoras de motos do mundo; assim como foi citada no livro Haute Motor: The Art of Chopper (novembro de 2003), entre as 19 melhores montadoras. As motos da oficina também foram capas de revistas, como "American Iron Freeway" (França), "Norsk Biker Journal" (Noruega), "Street Chopper" e "V-Twin Motorcycles". O faturamento da família Teutul em 2004 foi de US$ 360 milhões. Desse total, apenas cerca de pouco mais de 10% vieram das motos. O restante veio do contrato com a Discovery e da venda dos produtos licenciados com a marca.

Nos EUA, cada programa atrai em média quatro milhões de espectadores. No Brasil, a atração também é sucesso de audiência da televisão paga. No Orkut, existem cerca de 70 comunidades brasileiras dedicadas ao programa e seus personagens. O fenômeno já tomou o mundo. Tanto que a loja de produtos licenciados recebe encomendas do Japão, da Rússia, da Coréia do Sul, da Nigéria e até mesmo do Brasil. A lista de clientes da empresa traz diversos nomes famosos. Com um custo entre US$ 35 mil e US$ 150 mil (uma Harley-Davidson tradicional custa em média, sem modificações, US$ 20 mil), as "choppers" já foram vendidas para estrelas como o ciclista Lance Armstrong, o roqueiro Tommy Lee, o ator Will Simith e o apresentador Jay Leno.

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