Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



BONAPARTE

Há até poucos anos, a rota das franquias no país era sempre do Sul e do Sudeste para o Nordeste. O varejo nordestino não estava maduro o suficiente para inverter essa regra, principalmente por falta de ousadia. Na verdade, são raros os empreendedores que conseguem visualizar negócios promissores onde a maioria nem sequer enxerga um pequeno ponto de luz. Mas a ousadia e o faro para criar novas oportunidades da dupla de empresários pernambucanos Leonardo Lamartine e Roberto Bitu conseguiram contrariar a lógica do mercado. O Grupo Bonaparte é conhecido nacionalmente por inverter a rota migratória do setor de franquias, exportando a marca pernambucana para onze estados brasileiros, além da expansão internacional que também já é certa. Hoje se consolida como líder de vendas por metro quadrado no segmento de alimentação nos principais shoppings do país.

O caminho mais curto para o sucesso de um novo negócio é procurar identificar necessidades que não estão sendo satisfeitas e procurar desenvolver produtos ou serviços que preencham tais lacunas. O Bonaparte nasceu dessa certeza e em março de 1998 fazia sua estréia na recém-inaugurada quarta etapa do Shopping Recife. O restaurante Bonaparte surgia após um cuidadoso estudo mercadológico que detectou alguns anseios de clientes habituais de fast food, que ainda não haviam sido satisfatoriamente respondidos. A empresa revolucionou o conceito geralmente atribuído a refeições rápidas, que fixou a idéia de uma alimentação pobre em sabor e aparência, aproveitando o que há de melhor no conceito de fast food - praticidade, agilidade e preço justo - sem se descuidar do prazer que deve estar presente em qualquer refeição.

Desde a abertura do primeiro restaurante, em tempo recorde, o Bonaparte instalou-se em outros pontos passando também a estudar propostas de franquia, provando que a trilha seguida era a correta. Utilizando ingredientes nobres, carnes de primeira e absoluto rigor e padronização na preparação dos pratos, o Bonaparte tem se firmado como uma opção gastronômica de alto nível, sem que seja preciso sacrificar a agilidade exigida por sua característica de fast food. A preocupação com os alimentos servidos ao cliente Bonaparte está no topo da lista de prioridades. Para otimizar a excelência no atendimento todas as bandejas servidas ao cliente são acompanhadas de uma ficha de sugestões, onde o cliente pode avaliar a qualidade dos serviços e produtos, trazendo sugestões para mudanças. As sugestões dos clientes são essenciais para o processo de melhoria constante da empresa.

O Grupo Bonaparte criou um sistema rentável de expansão com quatro diferentes marcas de restaurantes: Bonaparte, Donatário, Monalisa e Galileu. Com quase dez anos de atividades, é uma cadeia com 52 restaurantes, distribuídos nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Amazonas. Do total, 41 estão em terras nordestinas. A rede hoje ocupa uma posição de destaque entre as 100 franquias mais lucrativas em atividade no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

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