Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



MUNDO VERDE

Quem diria que a maior rede de lojas franqueadas de produtos naturais da América Latina foi fruto de uma típica preocupação de mãe? Foi assim que surgiu a Mundo Verde! A preocupação de Isabel Maria Joffe em criar as filhas com alimentos saudáveis foi a grande inspiração para a abertura da primeira loja da rede. O segredo do sucesso está nos valores e princípios que deram origem a organização e que orientam a sua gestão no dia-a-dia dos negócios. A Mundo Verde oferece um conceito completo em alimentação e vida saudável e não simplesmente produtos alimentícios.

No início dos anos 80, Isabel Maria Joffe vivia nos Estados Unidos, para onde seu marido havia sido transferido. Para fugir da alimentação fast-food típica do país, ela começou a pesquisar sobre nutrição, alimentação vegetariana e medicina natural para oferecer um cardápio mais saudável para suas filhas. Como era dona de casa, mergulhou a fundo em cursos e pesquisas sobre o tema, foi conhecer lojas de produtos naturais e colocou a comida natural na mesa de casa. Daí para a criação da Mundo Verde, em 1987, foi um pulo.

Junto com o marido, Elísio Joffe, e os irmãos, Jorge e Arlindo Antunes, Isabel fundou a loja de 25 m2 e com apenas um funcionário na cidade de Petrópolis. O desejo por uma vida mais saudável vinha se tornando um fenômeno mundial. Seus fundadores perceberam que o mercado para produtos que visam uma melhor qualidade de vida e uma alimentação mais saudável também iria crescer muito no Brasil. O negócio aos poucos foi conquistando clientes, principalmente cariocas, que subiam a serra em busca de mais qualidade de vida nos fins de semana e feriados.

Em 1993, a opção pelo sistema de franchising deu impulso e projeção à marca, aliando variedade, qualidade, informação sobre produtos e excelência no atendimento. A primeira loja franqueada foi em Nova Friburgo (RJ). A onda por uma alimentação mais saudável, uma vida mais leve e por um mundo menos poluído foi uma excelente aliada para o crescimento da rede de lojas da Mundo Verde. O grande desafio era continuar crescendo, mas sem apagar a chama que deu origem ao negócio.

A empresa, antes de ser um grande empreendimento, é um modo de olhar a vida e o mundo. Até hoje, 90% dos que procuram a rede para se candidatar a franqueado são clientes da loja. Ou seja, já têm o espírito do negócio: não focam apenas em ganhar dinheiro, mas também querem contribuir para uma sociedade melhor. A Mundo Verde promove a cultura do bem-estar através dos produtos naturais, integrais, orgânicos, sem lactose, sem glúten, diet, light, da cosmética natural, dos CDs e livros, divulgando e fortalecendo o respeito ao meio-ambiente, ao consumo consciente, à responsabilidade social e à cidadania.

Segundo Elísio, o crescimento da Mundo Verde nos últimos 20 anos tem ocorrido não só em virtude da qualidade e variedade dos produtos que oferece, como também do forte apoio aos franqueados em supervisão, treinamento e consultoria, além dos constantes investimentos em marketing. Trata-se de um modelo de negócio bem-sucedido, com capacidade de rápida expansão e temos boas razões para acreditar que em outros países não será diferente, afirma.

A filosofia verde adotada pela organização vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de varejo brasileiro e a crescente preocupação com a saúde já causou a queda das receitas em empresas de alimentos muito calóricos. Essa filosofia já ganhou tantos adeptos que o empreendimento cresceu e tornou-se a maior franquia de produtos naturais e orgânicos e de bem-estar da América Latina, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para alcançar o propósito de oferecer um conceito de qualidade de vida, todos os vendedores das lojas são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade. O ambiente estimula o relaxamento com o uso de música e incensos. O grande diferencial da Mundo verde é o suporte de informações ao cliente que a empresa adotou como estratégia. Outra inovação no conceito de atendimento é o Alô Nutricionista, um serviço gratuito de acompanhamento nutricional disponível em todo o Brasil, por telefone ou pelo site da empresa.

Topo