Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais

Diminuindo riscos, gerando certezas!



FM PNEUS

Uma pequena borracharia foi o início da trajetória de uma empresa de sucesso. Trabalho, esforço e dedicação permitiram a FM Pneus crescer e se tornar uma das maiores empresas no setor de recapagem de pneus no Sul do Brasil. No início teve de encarar os desafios de um mercado já explorado por várias indústrias até encontrar seu diferencial. Os bons resultados começaram a surgir em conseqüência da adoção de políticas inovadoras de gestão de pessoas. O que muitos consideram como despesa, e por isso não concretizam, foi justamente o motor propulsor da FM Pneus. Sua estratégia provou que o melhor que uma empresa pode fazer para ser bem sucedida é investir no conhecimento dos seus funcionários. O trabalhador competente e feliz gera clientes satisfeitos, que se transformam em difusores e defensores da empresa, proporcionando a sua ampliação gradativa do mercado. A partir daí a concorrência deixou de assustar e a FM Pneus conquistou definitivamente seu espaço.

Há 17 anos a FM Pneus iniciou sua trajetória em São Carlos, Santa Catarina. Tudo começou quando os empresários Celso Maldaner e Juscelino Folle pensaram em abrir um negócio juntos. Após pesquisarem que atividades seriam interessantes iniciar, ficaram entre duas: recapagens de pneus e indústria gráfica. A opção escolhida foi a de recapagens. Nenhuma opção poderia ter sido melhor, já que o setor apresentava um mercado consumidor em expansão e existiam deficiências na atuação da maioria das reformadoras de pneus. Percebida a oportunidade, Juscelino e Celso adquiriram as instalações de uma pequena recapadora já existente. Foi então que em dois de julho de 1990, a FM Pneus abriu suas portas. O nome da empresa surgiu da união dos sobrenomes dos fundadores Folle + Maldaner = FM Pneus.

Os primeiros meses de funcionamento da nova empresa aconteceram em São Carlos. Porém, em janeiro de 1991, a empresa foi transferida para Maravilha, cidade onde residiam os seus fundadores. A transferência foi possível com o financiamento do projeto pelo Banco do Brasil. Contando com um uma área industrial de 1500 m² e com 12 funcionários, a empresa reformava inicialmente 800 pneus por mês. O início do negócio foi marcado por sérias dificuldades, principalmente financeiras. Seus produtos se assemelhavam aos da concorrência e não possuíam muita qualidade. A má qualidade era resultado da falta de tecnologia e do uso de equipamentos antigos.

Com o passar do tempo a empresa foi renovando máquinas e ampliando o mix de produtos. Em 1997 a FM Pneus instalou na cidade de Toledo, no Paraná, a sua primeira filial. A meta agora era manter um crescimento constante para se tornar uma das maiores reformadoras de pneus do país. Em dezembro de 2001, criou sua segunda filial na cidade de Videira, em Santa Catarina. Mas a grande reviravolta ainda estava por vir.

Os motivos que fizeram a FM Pneus realmente se destacar foram as mudança ocorridas em 2003, quando a empresa dedicou-se à melhoria contínua na qualidade, tanto para o cliente interno como para o externo, tornando-se uma empresa diferenciada em seu segmento. Na questão acionária, houve a saída do sócio-fundador Juscelino Folle. A diretoria da empresa ficou constituída pelo sócio-fundador Celso Maldaner e pelos sócios João Vanderley Magnanti, Marcos Magnanti, Ramassés Mascarello e Casildo Maldaner que entraram na empresa durante os anos 90. Na área de gestão houve uma maior profissionalização em termos administrativos e de procedimentos, além da ampliação da logística e dos serviços oferecidos. Passou a atuar com um mix completo na linha de reformas (pneu de passeio, industrial, carga e fora-de-estrada). A empresa se beneficiou pela sazonalidade do mercado de reforma de pneus, onde o mix é fundamental para equilibrar o faturamento e a maioria dos concorrentes não tinham o mix completo.

As mudanças na empresa foram acompanhadas pela evolução da marca: o surgimento de uma nova logo mostrando modernidade e evolução. Até 2003 a FM Pneus não tinha foco definido em publicidade, atuava com pequenas propagandas visuais e de áudio (jornais, rádios, folder) e corpo a corpo com o cliente (reuniões, palestras, jantares). Em 2003 ampliou o orçamento a ser gasto e focalizou, principalmente durante os dois anos seguintes, na imagem da empresa. Suas unidades e parceiros tiveram as estruturas e os veículos padronizados, foram produzidos novos folders e materiais, ampliou a divulgação de suas certificações e premiações, além de outras ações de propaganda.

Também em 2003 houve uma forte mudança na gestão de pessoas, onde foi criado o Comitê de Gestão de Pessoas (formado por colaboradores e direção). Preocupada com seus funcionários e com a comunidade, a FM Pneus adotou diversas medidas que visavam fortalecer e aprimorar a qualidade de vida de todos. A empresa desenvolveu uma série de programas, como: o auxílio escola, remuneração variável, avaliação 360 graus, plano de cargos e salários, premiações para os funcionários destaques, treinamentos e atividades de recreação e integração realizadas entre as três unidades da empresa.

No ano de 2004 já surgiram os primeiros frutos das transformações: a FM ganhou a certificação ISO 9001, tornando-se a primeira recapadora certificada na região Sul do país. Na área de serviços, foi a primeira recapadora, também de toda a região Sul, a ser certificada pelo INMETRO na linha de pneus de passeio e camioneta. No Paraná, a FM recebeu o prêmio SESI de qualidade no trabalho. Em 2006, implantou a gestão por centro de custos e orçamentária, melhorando a administração.

Na área de atuação da FM Pneus, qualidade nos serviços fazem toda a diferença. Entre os diversos benefícios, oferece: devolução do pneu em menos de 24 horas após a coleta, garantia do serviço para toda a linha estrada, além de palestras em que explica ao cliente o quanto a velocidade, a temperatura e o desenho do pneu influenciam no desempenho e no tempo de vida útil.

No início de 2007 a FM inaugurou sua quarta filial em Guarapuava-PR. No mesmo ano houve a criação da Associação Amigos Voluntários, uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela direção e colaboradores da FM Pneus, por outras empresas, ONG’s e amigos. A Associação tem como missão disseminar conhecimento para os funcionários e familiares, mas também possui as suas portas abertas para a sociedade em geral. Outra preocupação da empresa é a preservação do meio ambiente. Seus produtos seguem a filosofia “verde”, pois evitam que pneus sejam descartados e muitas vezes jogados na natureza. A reforma de um pneu gasta apenas 20% de água e petróleo gastos na fabricação de um pneu novo. Recentemente a Unidade de Toledo (PR) fez um projeto onde a cada quatro pneus reformados, seria plantada uma árvore nas margens do Rio Toledo.

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